sábado, 25 de junho de 2016

Alimento Natural ou Ração Industrializada?

Muitos amigos tem me feito essa pergunta: Dou alimento Natural ou Ração Industrializada?

E sempre respondo: Os dois.

Mas porque?

Vejamos:

Os alimentos naturais são fáceis de achar em feiras e mercados, como: Cenoura, Ervilha, Espinafre, Pepino, Abobrinha e etc... e devem ser utilizado de forma correta para que não prejudique á qualidade dá água.

Os alimentos naturais, são fontes ricas de substâncias essenciais ao desenvolvimento e alimentação dos nanicos, mas não possuem em sua totalidade, todas as substâncias que eles precisariam.

Então os alimentos naturais, dados por muito tempo podem resultar em carência vitamínica e minerais, aos seus camarões e eles devem ser usados como complemento alimentar e não como fonte principal de alimento.

Por isso é muito importante você adquirir rações especializadas para camarões e invertebrados ornamentais. 

Elas são especialmente formuladas para atender todas as necessidades dos nanicos e suprir qualquer deficiência nutricional.

Muitas empresas investem pesado na fabricação e formulação de suas rações, visando atender o mercado nacional e internacional, e muitas delas tem em sua equipe aquaristas, que as ajudam na sua concepção, testando e aprovando as rações em seus aquários.

No nosso mercado nacional as rações para camarões, foram introduzidas de uns 5 anos para cá, muitas delas importadas para atender o crescente mercado de invertebrados.

Observar os camarões se alimentando dá uma boa idéia sobre a sua saúde, além, é claro, deles estarem se reproduzindo bem. Se uma colônia de nanicos é saudável, então os animais irão correr para a comida e saltar todos uns sobre os outros na tentativa de agarrar um pedacinho, quase como formigas. E se você encontrar bebês, este é um sinal de que as coisas estão indo muito bem. Camarões se alimentando sem entusiasmo e constantemente se escondendo é um indicador de que as coisas não vão muito bem. 

O Camarão precisa de uma alimentação balanceada, por isso que em sua base a ração industrializada, tem que ser á principal e os outros alimentos naturais devem ser complementos á ela.

O melhor é alimentá-los uma vez por dia. Apenas uma quantidade de alimento que o camarão pode terminar no prazo de 2-3 horas, no máximo. Não é bom alimentá-los em excesso, deixando sobras de comida no aquário por muito tempo. Superalimentação (overfeeding) é uma conhecida causa de morte e também pode causar deterioração da qualidade da água. Lembre-se que os camarões são necrófagos por natureza. Eles comem tudo o que encontrar e não são acostumados a uma fonte de alimento constante (24/7). Não alimentar por um ou dois dias não irá prejudicá-los em nada. Pode ser interessante periodicamente deixar de alimentá-los por alguns dias para deixar os camarões limparem as sobras no aquário, e manter o aquário limpo.

As folhagens ditas anteriormente, também não podem ser usadas como alimento principal e sim como alimento complementar. No caso especifico delas, como folha de amendoeira e folha de bananeira elas podem ser deixadas no aquário pois também fazem tratamento da água.

Bem levando em conta tudo isso, alimentar variadamente, faz bem aos nanicos.

Por isso procure comprar rações de qualidade, que geralmente são um pouco caras, mas o investimento vale á pena e o retorno será favorável e satisfatório.


0 comentários:

Postar um comentário