sábado, 14 de maio de 2016

sexta-feira, 13 de maio de 2016

Á muda do exoesqueleto do camarão

O exoesqueleto



Como em todos os artrópodes, o camarão tem á presença de um exoesqueleto (esqueleto externo), também denominado cutícula. O exoesqueleto é composto, nomeadamente de proteína, quitina e carbonato de cálcio. A Quitina, um amino açúcar, é o segundo polímero mais produzido no mundo vivo depois da celulose! Tenha cuidado para não dar a "shell" para a cutícula: carapaça (Carapax) não é a totalidade do exoesqueleto, mas apenas uma de suas partes, uma que protege a carapaça.

O exoesqueleto cobre completamente o corpo do camarão e é composto por metameric ou segmentos protegido por placas rígidas: a esclerite volta (tergito), a esclerite ventral (esterno) e sclerites laterais (pleurisia e epimerite). Ele também usa um par de apêndices articulares ventrais inseridos entre epimerite e o externo. Esta é a parte dorsal da carapaça.

O metameric são agrupadas em segmentos que tenham uma função especializada (tagmes): cephalon (cabeça), o pereion (tórax) ea Pleon ( "abdome").

No final da carapaça é o focinho, que se assemelha a uma lâmina serrilhada. A sua forma, comprimento, curvatura e número de denticles que é extremamente importante para a identificação de espécies sob o microscópio.

O Pleon é composto por 6 segmentos articulados. O segundo segmento abdominal, que se encontra na fêmea expandida no abdómen é a Pleuron.

O corpo da extremidade termina na ponta triangular, o telson. Em cada lado do telson, os urópodos é observada no número de quatro, que formam um tipo de leme para que o camarão nade. Telson é muitas vezes decorado com pequenas espinhas.


Crescimento e muda



A cutícula ( exoesqueleto ) do camarão não é elástico, então o crustáceo deve mudar várias vezes durante o seu crescimento, pois o exoesqueleto fica pequeno e não o acompanha. Este processo é chamado de muda ou ecdise. Ele é acionado por um ecsydone, hormônio esteroide, e ocorre em várias etapas.

1) O pré-molt (proecsydie)


Durante a pré-muda, ou proecsydie, camarão realiza uma diminuição das reservas de minerais a partir da casca de modo que ela fique macia e elástica. Ele começa então a sintetizar o novo cutícula, composta por várias camadas de quitina e de proteína, com todos os componentes necessários, que já estão armazenados no estômago. Este processo leva cerca de duas semanas, durante o qual o camarão não se alimenta. Pouco antes de muda, apolysis corresponde ao descolamento da epiderme e a cutícula velha. Esse processo dura alguns dias.

2) Muda (ecsydie ou muda)


Após apolysis, um líquido é segregado entre a epiderme e a cutícula, o líquido exuvial (ou fluido de muda). Ele contém enzimas que digerem as camadas mais flexíveis da cutícula. Uma vez que a nova cutícula é espessa e rígida suficientemente vem a fase de muda em si. O camarão executa movimentos rápidos e rítmicos para rejeitar a cutícula velha (o exuvia) que acaba se rasgando no topo da cabeça, através de uma entrada de água através das guelras e intestinos. Camarão pode levar vários minutos para extrair exuvie.

3) pós-muda (pós-ecsydie)


A operação continua com uma recuperação na secreção cuticular pós-exuviale, isto é um depósito de novas camadas de quitina e proteínas. A cutícula endurece gradualmente: a esclerotização. Em camarão. Este processo ocorre pela assimilação de cálcio a partir da água. Uma vez que as maxilas não estão pressionadas, o camarão pode voltar a alimentar-se novamente.

4) inter-muda (anecsydie)


É durante esta fase que o descanso do camarão ele cresce e se desenvolve. A cutícula, eventualmente endurece no espaço de alguns dias, mas também pode levar várias semanas, dependendo da idade e tamanho do animal.

Então muda é um fenômeno longo e complicado, o que torna seu camarão extremamente vulnerável. A qualidade da água se for pobre ou uma má alimentação pode causar problemas na muda (cutícula que não descolou, mau esclerotização, etc.), infelizmente é fatal. Durante a muda, o crustáceo é imobilizado e não pode enfrentar os predadores. deixando a sua cobertura macia sem proteção por muitas horas, por isso vários esconderijos no aquário são importantes. Quando camarão está "sob pressão" para implantar sua nova cutícula, o menor movimento errado pode causar ferimentos e hemorragia, podendo levá-lo á óbito.

A frequência de muda é muito variável. O camarão jovem, que está crescendo, pode fazer á muda uma vez por semana. Por outro lado, os adultos, que ainda continuam a crescer, mas a uma velocidade muito mais baixa podem trocar de exoesqueleto uma vez por mês ou até 4-5 vezes por ano quando mais velhos. Se um camarão perde um membro, durante uma briga, por exemplo, ele será substituído na próxima muda. Ele será menor e irá atingir o seu tamanho original em mudas subsequentes.

O exuvie, a cutícula velha de um camarão que vem a muda, pode muito bem ser deixado no tanque. O camarão vai comê-lo, e irá reciclar minerais. Tenha cuidado para não confundir um exuvie com um cadáver! Exuvie é tipicamente um transparente e vazia, é apenas um envelope. Se você ver a carne no na cabeça (e os olhos ainda presentes), então é um cadáver, ele deve ser retirado imediatamente para evitar a poluição e / ou contaminação por alguma doença.


Vídeo de trocas de exoesqueleto:











Vídeos: Youtube



quinta-feira, 12 de maio de 2016

Fazendo á seleção

Dois Aquários ou nada!


Para cada variedade que você quer selecionar, você terá dois aquários (ou bandeja particionadas) suficientemente instalados previamente, e cujos parâmetros (pH, GH, KH, condutividade, temperatura) será exatamente o mesmo que a principal aquário:

1) 01 Aquário para descartes - Indivíduos com coloração e padrões não desejáveis 
2) 01 Aquário para colocar os selecionados ou bandeja.

Tenha em mente que, se eles são Crystals e que você deseja selecionar, você vai precisar de vários  aquário ou potes de separação, porque você pode obter diversos graus!

Considere um outro exemplo simples, Os Sakuras : Você obtêm indivíduos muito vermelhos, e outros menos bonitos de cores opacam. Você deve isolar  o mais vermelhos para aumentar a qualidade da sua população. E isolar os outros que serão descartes


O princípio da seleção


Agora você tem uma criação com vários camarões da mesma espécie, e você quer fazer a seleção, isto é, indivíduos selecionados que atendam a critérios específicos. Este é o caso, por exemplo, se você quer isolar o gene Taiwan Bee, e realçar a cor vermelha de seus Sakuras mantendo apenas o mais vermelho, aumentar a classificação de seus Crystals e por ai vai.


Veja como.


1) Coloque o camarão que pretende selecionar - aquelas que correspondem aos critérios que você quer - no Aquário principal. Cuidado para não isolar principalmente só fêmeas, e sim os mais belos machos e fêmeas.

2) Coloque o camarão "menos bonito" (ou aqueles que não combinam com o seu padrão) no "Aquário de descarte".

3) Observe o nascimento de filhotes no aquário de descarte e no principal e conforme forem crescendo separe aqueles que não atinjam o padrão desejado colocando os no aquário de descarte e os mais bonitos  que atinjam seus critérios no aquário principal. Faça isso antes de atingir a maturidade sexual, para que os descartes não fecundem outras fêmeas de padrão alto e venha atrapalhar sua seleção. 


4) Continuar prosseguindo dessa forma ao longo de gerações, e se possível, leve, ocasionalmente, indivíduos de sangue novo para evitar perca de grades ou cores, assim mantendo um padrão alto na seleção.

Através de seleções de camarões é que conseguiram o Red Rilli


Os diferentes métodos de reprodução de camarão de água doce

Os diferentes métodos de reprodução

Com o camarão de água doce, há dois principais métodos de reprodução.


O método primitivo, ou desenvolvimento reprodução indireta


Este método é encontrada entre as espécies marinhas, mas também espécies double-ended, ou seja, que se reproduzem em água doce, mas as larvas precisam crescer na água salobra antes de se juntar a água doce para idade adulta. Este é o caso de Caridina multidentata por exemplo, bem como outros Caridina ( C. Thambipillai, C. serratirostris ...), muitos Macrobrachium , e todos camarão filtradores ( Atya, Atyopsis, Micratya ). Nestas espécies, os ovos são pequenos, e há centenas ou mesmo milhares. 
Após a eclosão, as diversas larvas são encontradas na água e são muito minusculas. Estas larvas não são como um camarão e eles não podem nadar ou caminhar pelo fundo, tornando-organismos pelágicos que ficam á deriva na água como plâncton. 

Depois de entrar para um estuário onde a água é salobra, eles passam por vários sucessivas metamorfoses, nauplius, metanáuplio, protozoea, zoea e mysis. Finalmente, eles chegam fase juvenil onde podem viver em água doce e, em seguida, tornar-se adultos vários meses depois.

Infelizmente, muito poucos criadores foram capazes de reproduzir a espécie em cativeiro. 


O método especializado, reprodução ou desenvolvimento direto


Grande parte das espécies de camarão de água doce de aquário, se reproduzem inteiramente em água doce (sem necessidade de água salobra). Assim, após várias semanas de incubação, as larvas nascem, mas totalmente treinados e juvenis,são réplicas dos adultos em miniaturas, que não precisam passar por várias metamorfoses. Este é o caso por exemplo do Caridina cantonensis, Neocaridina davidi , Caridina babaulti e etc... 

Na espécie de água doce, os ovos são grandes (0,3-1 mm), e, assim, não dá confundir o seu modo de reprodução.


Fertilização


Em espécies e variedades cujo exoesqueleto não é opaco (a maioria, com excepção das Red Bee, tigres preto , etc), é facilmente notado uma espécie de mancha na parte de trás do sexo feminino, na junção entre a carapaça e abdômen. Estes são os ovários que contêm ovos, onde se dá á incubação no futuro. Isto é chamado geralmente o "local do ovário." Este local tem cores diferentes, e varia muito das espécies e variedades. É amarelo em Red Cherry, Cinza em Caridina babaulti e branco em Pearl . Entre estes últimos, é ainda possível distinguir os ovos individualmente.

Mas no camarão, a reprodução não pode ser feito logo após a muda do exoesqueleto. Na verdade, é quando ela expele o exoesqueleto, e enquanto o novo está se formando e ainda é macio e flexível, assim permitindo a fertilização. Uma vez que a fêmea tenha removido do seu exoesqueleto, ela segrega feromônios para atrair os machos. Assim você verá eles nadando completamente animados freneticamente em todo o aquário. Quando um macho encontrou uma fêmea disposta para ser fertilizada, ele é encaixado sob seu abdômen. E em seguida, ele penetra o exoesqueleto que está mais flexível com seus apêndices genitais, e deposita espermatóforos (cápsulas contendo espermatozóides). Uma vez que a fertilização teve sucesso, a fêmea expele os ovos que se encontram sob o abdômen, colados aos seus pleópodos através de uma espécie de muco adesivo.



Incubação


Dependendo das espécies, mas também da temperatura da água (ver tabela abaixo), o período de incubação é de entre cerca de 3 e 6 semanas (3 a 4 semanas sendo a média), e os ovos estão entre 20 a 30 .  Os ovos podem ter cores diferentes: eles são amarelos na maioria das variedades de Neocaridina davidi, Marrons em cristals , branco em Pearl , azul no Blue pearl , verde brilhante no babaulti ... variações podem ser observados coloridos dentro da mesma espécie, sem saber muito bem porquê.




Eclosão


Ao olhar bem, você pode ver pequenos pontos pretos nos ovos: olhos desses bebês! Este é um sinal de que eles vão nascer nos próximos dias. O outro sinal de que nunca falha é que o local de ovário da fêmea possui ovos novamente, isto é, ovos em futura preparação.
Na incubação, os filhotes rasgam o ovo e inicia imediatamente natação. Depois de algumas horas, eles caminham pelas plantas e vidros do aquário e comem como seus pais.

Em algumas espécies, pode levar vários dias ou mesmo semanas, antes que se veja as cores finais. Em contraste, nos cristals , os juvenis já têm as suas cores branco, vermelho e preto desde o nascimento.


O desenvolvimento de juvenis


Na maioria das espécies, os juvenis crescem muito rápido, com exceção de Caridina cf. babaulti que leva um pouco mais de tempo ( ainda não sei o porquê, talvez da sua própria genética). A fim de continuar crescendo, os camarões são forçados a faze a muda do seu exoesqueleto. Seu exoesqueleto são muito ásperos e o material duro e ás vezes os juvenis não conseguem fazer á muda completamente, este fato ás vezes é fatal para os juvenis. Os Jovens atingem a maturidade sexual após 4 a 6 meses.


Quanto tempo para incubação?


O tempo de incubação para as espécies Caridina cf. cantonensis, e outras podem variar muito dependendo da temperatura e outros fatores da água. Veja algumas:

Celsius      Dias
   31             13
   30             15
   29             17
   28             18
   27             20
   26             21
   25             23
   24             25
   23             26
   22             28
   21             29
   20             31

Fonte: Marco Reinecke - www.marco-reinecke.de


Red Cherry Acasalando




Yellow Incubando




Nascimento dos Filhotes







Fonte dos Vídeos: Youtube




quarta-feira, 11 de maio de 2016

Montagem de aquário com caixa organizer

Hoje vou postar o vídeo de um Youtuber, onde ele faz uma montagem utilizando 3 caixas organizadoras.

 Solução barata para se fazer, já que o vidro é caro e você precisar colar com silicone e esperar secar para usá-lo.

Já com as caixas organizer elas estão prontas para uso, bastando colocar o substrato, plantar e encher d'água.

Caso necessite de uma filtragem pode optar por um filtro externo, interno ou até mesmo fazer montagem de um sump como filtragem ou de um pote extra com uma bomba de retorno.

Várias aplicações podem ser feitas. 

Vamos ao vídeo:



Fonte: Internet

terça-feira, 10 de maio de 2016

YU CRS CENTER CORP. TAIWAN




Vídeos dessa empresa de Taiwan, onde criam camarões com excelência.


Interzoo 2014 Vídeo Promocional.
parte do vídeo mostra camarões sendo criados em tanques de cimento e outra parte em aquários. Vale muito assistir.


Reunião em 2015 do YU CLUB



Fire Red Shrimp



Pumpkin Shrimp


Blue Shrimp



Red Rilli


Crystal Black




Fonte: Internet

segunda-feira, 9 de maio de 2016

Vídeo de montagem de um Cubo para Camarões

E ai pessoal. Garimpando na net descobri esse vídeo, onde o rapaz faz uma montagem de um cubo, desde o corte do vidro até sua montagem fina. Montagem interessante e de dificuldade baixa.

Qualquer pessoa com um pouco de cuidado e jeito consegue faze-lo,


Lembrando o vídeo é em inglês e o aquário leva uns 2 dias para estar com o silicone vulcanizado.

Fonte: Internet

domingo, 8 de maio de 2016

Vídeo Dança de acasalamento dos Camarões

Neste  vídeo podemos apreciar o acasalamento de camarões no aquário. à fêmea libera ferormônios no aquário que deixam os camarões em frenesi.

Foi usado neste aquário o produto Mosura Eros.

Espécies no Vídeo:

Camarão King Kong
Camarão Panda
Camarão Wine Red
Camarão Ruby
Camarão Red Crystal
Camarão Snow White

Observem no Vídeo:


  
Fonte: Internet