segunda-feira, 25 de setembro de 2017

Folha de Amendoeira, Alimento e medicamento num só

As folhas secas da Terminalia catappa ( Amendoeira ) são amplamente utilizadas por criadores de Bettas, Discos e demais peixes de água ácida principalmente, no entanto é fácil encontrar referência de uso com diversas outras espécies como Rásboras, por exemplo. As folhas são usadas secas dentro do compartimento de filtragem, local de grande circulação de água na proporção de 1 folha para cada 15 galões, o que em litros dá 1 folha para cada 56L mais ou menos. Estas folhas hoje tem um forte comercio internacional sendo muito apreciadas por criadores de Killifishes e Discos europeus (principalmente Alemanha) e atualmente encontra um comercio em expansão entre os hobistas americanos que as tem adquirindo pela internet. Um saquinho contendo cerca de 10 folhas custam a bagatela de U$ 7,50 nos EUA. 

No aquário de camarões,

Classificação científica: 

Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Myrtales
Família: Combretaceae
Gênero: Terminalia
Espécie: T. catappa
Nome binomial: Terminalia catappa.






Folha seca de amendoeira:


A amendoeira-da-praia (Terminalia catappa L. Combretaceae;) é uma árvore de grandes dimensões que pode atingir 35 m de altura.

É típica de regiões tropicais.

A sua origem é controversa, estando a Índia e a Nova Guiné entre as hipóteses apontadas.

Em Angola é conhecida como figueira-da-índia. 

Conhecida popularmente como chapéu-de-sol, é muito comum por todo o Brasil, a partir da região sudeste, pois necessita de calor para se desenvolver. Também é extremamente comum em regiões praianas. Em Santos (SP) é conhecida como cuca.

Tem a copa bastante larga fornecendo bastante sombra, e também é possui folhas caducas.

É cultivada como árvore ornamental e os seus frutos comestíveis, embora um pouco ácidos, são muito apreciados pelos morcegos. A sua madeira é vermelha, sólida e resistente à água, tendo sido utilizada para fazer canoas na antiga Polinésia. 

Nome Popular: Chapéu-de-sol, Sete-copas, Amendoeira, Amendoeira-da-praia, Amêndoa, Amendoeira-brava, Amendoeira-tropical, Guarda-sol, Noz-da-praia, Terminália, Amendoeira-da-índia, Amendoeira-do-Pará, Anoz, Árvore-de-anoz, Árvore-de-noz, Cuca, Castanhola, Guarda-chuva, Chapéu-de-praia, Amendocira.

USO MEDICINAL ( HUMANOS )

Propriedades: Antioxidante, adstringente, antiespasmódica, laxante, antibiótica, anticlastogênica, anticarcinogênica, afrodisíaca, anti-séptica, vermífuga.


No Aquarismo:

Estimulante da reprodução; 
Alto poder antifúngico; 
Alto poder antibactericida; 
Alto poder antiparasiticida; 
Intensificação das cores dos peixes; 
Melhoraria da saúde geral dos peixes; 
Baixa o pH; 
Simula condições de águas escuras (Black Water). 

Modo de usar: 

Pegue uma ou mais folhas e deixe secar á sombra. ( pode demorar dias )
Depois de secas colocar no aquário de camarões diretamente, servirá de alimentação e medicação.

Obs: Não utilizar folhas, cujas árvores se encontram próximo á estradas pois poderão estar impregnadas de componentes químicos que saem dos escapamentos.

Caso tenha muitas folhas o método de conservação delas para dar posteriormente é deixar secar, como dito antes ou ferver e levar ao congelador. Poderá ficar lá 6 meses.

Confira o vídeo do nosso amigo Clemilson sobre elas:












0 comentários:

Postar um comentário