sexta-feira, 23 de março de 2012

Urtiga na alimentação de Camarões

Pessoal, pesquisando na internet descobri que os criadores de camarões de Portugal e outros países, tem usado á urtiga como alimento para seus camarões e com muito bom resultado!




Nas fotos abaixo vemos Neocaridinas Davidi Var. Red Sakura de Iwan Nawi






Nestas outras fotos temos CRS também se alimentando delas






Conhecia a urtiga só como uma planta que encostou, queimou e a parte que passa fica muito irritada e ardida. a Urtiga queima para se proteger de quem quer destruí-la, isso era o que diziam. Procurando saber mais sobre esta planta, descobri que ela tem propriedades medicinais e o que queima é um ácido que tem nos pelos das folhas.

Suas propriedades medicinais são bastante conhecidas. Ela é adstringente, anti-radicais livres, anti-seborreica, anti-séptica, antiescorbútica, antioxidante, bactericida, depurativa, estimulante, hemostática, hipoglicémica, revitalizante, revulsiva, tônica, vasoconstritora, tonificante capilar.

Nome Botânico: Urtica dioica L.
Família: Urticaceae
Parte utilizada: Folhas frescas ou secas e raiz
Histórico: A urtiga é uma planta comum, que no passado foi utilizada pela indústria têxtil. Usada também como planta medicinal e como alimento. O seu uso na indústria têxtil, foi abandonado no princípio do século XX. Hoje a urtiga é utilizada como planta medicinal, comestível e fonte de clorofila.

Nas folhas encontra-se uma substância histamínica e ácido fórmico. Contém ainda no resto da panta: taninos, mucilagens, vitamina A, C, B2, B5, sais minerais (S, Si, K, Fe, Ca, Na); clorofila, ácidos graxos, fitosterol (ß-sitosterol), carotenóides, flavonóides (glicosídeos da quercetina) e secretina.(fonte:Usinadeletras.com.br)

Á empresa SERA já utiliza á urtiga na composição de sua ração para camarões, Veja:


Com o SERA shrimps natural, a SERA apresenta um novo alimento base para aquários de água doce e salgada, que corresponde perfeitamente às necessidades dos camarões. Os ingredientes de alta qualidade estão especialmente adaptados à alimentação e à digestão destes animais. Assim, estes alimentos naturais evitam uma poluição desnecessária da água e asseguram a vitalidade dos populares crustáceos.

SERA shrimps natural é o alimento base energético da nova gama da SERA para camarões.
A particularidade: As características naturais dos nutrientes e a fórmula VIP para uma alta qualidade constante favorecem um desenvolvimento saudável com um processo da ecdise regulado. Além disso, uma alimentação contínua com as novidades da SERA promove a fertilidade, a vitalidade e as cores brilhantes dos animais.

SERA shrimps natural é um alimento granulado especial para camarões. Graças ao granulado que se afunda e mantém a sua forma, nos aquários biótopo (que na maior parte das vezes são pequenos) não se origina poluição desnecessária, já que este está perfeitamente adaptado aos hábitos alimentares dos animais, sendo pois de fácil digestão.

Entre os ingredientes de alta qualidade encontram-se por exemplo algas marinhas ricas em iodo, folhas de urtiga, aditivos de casca de salgueiro e pau de amieiro ricos em fibras, assim como uma elevada percentagem de algas Spirulina.

Outra vantagem são as concentrações corretas de minerais e ácidos gordos Omega.





quarta-feira, 21 de março de 2012