quinta-feira, 12 de maio de 2016

Os diferentes métodos de reprodução de camarão de água doce

Os diferentes métodos de reprodução

Com o camarão de água doce, há dois principais métodos de reprodução.


O método primitivo, ou desenvolvimento reprodução indireta


Este método é encontrada entre as espécies marinhas, mas também espécies double-ended, ou seja, que se reproduzem em água doce, mas as larvas precisam crescer na água salobra antes de se juntar a água doce para idade adulta. Este é o caso de Caridina multidentata por exemplo, bem como outros Caridina ( C. Thambipillai, C. serratirostris ...), muitos Macrobrachium , e todos camarão filtradores ( Atya, Atyopsis, Micratya ). Nestas espécies, os ovos são pequenos, e há centenas ou mesmo milhares. 
Após a eclosão, as diversas larvas são encontradas na água e são muito minusculas. Estas larvas não são como um camarão e eles não podem nadar ou caminhar pelo fundo, tornando-organismos pelágicos que ficam á deriva na água como plâncton. 

Depois de entrar para um estuário onde a água é salobra, eles passam por vários sucessivas metamorfoses, nauplius, metanáuplio, protozoea, zoea e mysis. Finalmente, eles chegam fase juvenil onde podem viver em água doce e, em seguida, tornar-se adultos vários meses depois.

Infelizmente, muito poucos criadores foram capazes de reproduzir a espécie em cativeiro. 


O método especializado, reprodução ou desenvolvimento direto


Grande parte das espécies de camarão de água doce de aquário, se reproduzem inteiramente em água doce (sem necessidade de água salobra). Assim, após várias semanas de incubação, as larvas nascem, mas totalmente treinados e juvenis,são réplicas dos adultos em miniaturas, que não precisam passar por várias metamorfoses. Este é o caso por exemplo do Caridina cantonensis, Neocaridina davidi , Caridina babaulti e etc... 

Na espécie de água doce, os ovos são grandes (0,3-1 mm), e, assim, não dá confundir o seu modo de reprodução.


Fertilização


Em espécies e variedades cujo exoesqueleto não é opaco (a maioria, com excepção das Red Bee, tigres preto , etc), é facilmente notado uma espécie de mancha na parte de trás do sexo feminino, na junção entre a carapaça e abdômen. Estes são os ovários que contêm ovos, onde se dá á incubação no futuro. Isto é chamado geralmente o "local do ovário." Este local tem cores diferentes, e varia muito das espécies e variedades. É amarelo em Red Cherry, Cinza em Caridina babaulti e branco em Pearl . Entre estes últimos, é ainda possível distinguir os ovos individualmente.

Mas no camarão, a reprodução não pode ser feito logo após a muda do exoesqueleto. Na verdade, é quando ela expele o exoesqueleto, e enquanto o novo está se formando e ainda é macio e flexível, assim permitindo a fertilização. Uma vez que a fêmea tenha removido do seu exoesqueleto, ela segrega feromônios para atrair os machos. Assim você verá eles nadando completamente animados freneticamente em todo o aquário. Quando um macho encontrou uma fêmea disposta para ser fertilizada, ele é encaixado sob seu abdômen. E em seguida, ele penetra o exoesqueleto que está mais flexível com seus apêndices genitais, e deposita espermatóforos (cápsulas contendo espermatozóides). Uma vez que a fertilização teve sucesso, a fêmea expele os ovos que se encontram sob o abdômen, colados aos seus pleópodos através de uma espécie de muco adesivo.



Incubação


Dependendo das espécies, mas também da temperatura da água (ver tabela abaixo), o período de incubação é de entre cerca de 3 e 6 semanas (3 a 4 semanas sendo a média), e os ovos estão entre 20 a 30 .  Os ovos podem ter cores diferentes: eles são amarelos na maioria das variedades de Neocaridina davidi, Marrons em cristals , branco em Pearl , azul no Blue pearl , verde brilhante no babaulti ... variações podem ser observados coloridos dentro da mesma espécie, sem saber muito bem porquê.




Eclosão


Ao olhar bem, você pode ver pequenos pontos pretos nos ovos: olhos desses bebês! Este é um sinal de que eles vão nascer nos próximos dias. O outro sinal de que nunca falha é que o local de ovário da fêmea possui ovos novamente, isto é, ovos em futura preparação.
Na incubação, os filhotes rasgam o ovo e inicia imediatamente natação. Depois de algumas horas, eles caminham pelas plantas e vidros do aquário e comem como seus pais.

Em algumas espécies, pode levar vários dias ou mesmo semanas, antes que se veja as cores finais. Em contraste, nos cristals , os juvenis já têm as suas cores branco, vermelho e preto desde o nascimento.


O desenvolvimento de juvenis


Na maioria das espécies, os juvenis crescem muito rápido, com exceção de Caridina cf. babaulti que leva um pouco mais de tempo ( ainda não sei o porquê, talvez da sua própria genética). A fim de continuar crescendo, os camarões são forçados a faze a muda do seu exoesqueleto. Seu exoesqueleto são muito ásperos e o material duro e ás vezes os juvenis não conseguem fazer á muda completamente, este fato ás vezes é fatal para os juvenis. Os Jovens atingem a maturidade sexual após 4 a 6 meses.


Quanto tempo para incubação?


O tempo de incubação para as espécies Caridina cf. cantonensis, e outras podem variar muito dependendo da temperatura e outros fatores da água. Veja algumas:

Celsius      Dias
   31             13
   30             15
   29             17
   28             18
   27             20
   26             21
   25             23
   24             25
   23             26
   22             28
   21             29
   20             31

Fonte: Marco Reinecke - www.marco-reinecke.de


Red Cherry Acasalando




Yellow Incubando




Nascimento dos Filhotes







Fonte dos Vídeos: Youtube




0 comentários:

Postar um comentário