sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Como fazer um tronco para seu aquário, escolha e tratamento.


Amigos hoje posto uma
foto de como fazer um tronco para seu aquário apenas utilizando galhos de árvores.


As vezes não conseguimos aquele tão sonhado tronco, então porque não montar um!
Primeiro selecione os galhos que deseja, junte tudo e use uma abraçadeira lacre como demonstrado na figura 1.
Depois acerte as pontas do galho como na figura 2, e coloque no aquário figura 3.
Está feito!!!


Quando não encontramos galhos que nos agradem para fazer uma montagem que queremos, podemos utilizar as
raízes das arvores, além de não terem uniformidade, as raízes compõem e fazem um belo visual no aquário.


Atenção: Não saia quebrando nem cortando árvores para ter troncos e galhos para seu aquário, pois fazendo isso você não estará ajudando o meio ambiente e sim o prejudicando.
Devemos salientar a questão ambiental que está intimamente ligada ao hobby, pois de acordo com IBAMA a aroeira é uma das espécies de nossa flora ameaçadas de extinção e já está classificada como “vulnerável”. Acho fundamental divulgarmos a todos a preocupação dos aquaristas quanto ao uso racional e sustentável de qualquer elemento extraído da natureza, valorizando e preservando os que já possuímos. 


Prefira troncos e galhos caídos no chão de aspecto de madeira dura, pois madeira mole vai desmanchar no aquário assim ficando impossibilitado seu uso. Comprei um tronco que era show para ficar numa pequena montagem que fiz e após alguns dias de montagem o tronco estava se desmanchando.


Recomenda-se tronco de Aroeira, videira e os de Mangue para as suas montagens.


Você também poderá pegar troncos no litoral ou em rios, quantas vezes você já andou por uma praia e encontrou um tronco caído ou um pedaço de madeira que foi esculpido pela areia e pela água??


Você também encontra esses troncos submersos em riachos, cachoeiras, córregos e lagos.


Esses são perfeitos para essa finalidade, pois já foram pré tratados pelo tempo que ficaram expostos á esses fatores.


Não esqueça de fazer um tratamento nele antes de introduzir no aquário ou lago, para que não traga organismos maléficos e outras coisas que podem afetar seu aquário como água ficar com cor amarelada ou marrom da cor de um chá, esse tratamento descrito abaixo elimina essa particularidade. Lembre-se que existem madeiras resinosas, que ao serem introduzidas no aquário, deixarão com o tempo a madeira com aspecto de veludo branco nos galhos e que um bom tratamento, ajuda á evitar esse problema.


Evite tronco de árvores cítricas pois elas poderão lhe trazer problemas no futuro.


Vamos ao tratamento:


1º Retire do tronco qualquer casca solta ou impurezas, utilizando para isso uma escova e água corrente.


2º Coloque o tronco em um recipiente e o cubra com uma mistura de agua na proporção de 1 litro de cloro para 2 litros de água e deixe descansar durante 48 horas.


3º Após esse período coloque o tronco num recipiente ( balde ou Bacia de alumínio ou chapa ) e leve para ferver com sal grosso na proporção de 200g para cada litro de água. Deixar ferver durante 30 minutos contar o tempo depois do ponto de ebulição ( 100º ). Deixe descansar por 7 dias.


4º Lave com água corrente e deixe mergulhado em água até o momento que será introduzido no aquário.


Temos as vezes o problema do tronco flutuar o que nos atrapalha na montagem, pois ao encher de agua ele simplesmente irá subir. Podemos usar uma pedra amarrada ao tronco para que ele não flutue ou mesmo placas de filtro de fundo amarradas por baixo do tronco, onde o substrato fará seu peso irá segurá-lo no local.


Na internet podemos encontrar várias imagens de montagem com diversos troncos. Pesquise bastante.


Troncos de Aroeira:

Troncos de Videira:


Troncos do Mangue:





Imagens: Da pesquisa no google na WEB.

Em tempo editando essa postagem em: 11/06/2011

Estive num rio em Teresópolis e pude comprovar á diversidade do material encontrado ali para á composição de um aquário plantado.

Num riacho igual á esse:












Você encontra diversos troncos e pedras como estes:


 Nesses troncos você pode perceber que o primeiro lá de trás é mais recente e estava submerso, ele só possui a casca comida pela água. Já os outros troncos estão já a algum tempo submersos, e foram trabalhados pela água do rio, o que dá uma bela composição ao plantado.





Editaremos com o tempo assim complementando o artigo.



0 comentários:

Postar um comentário