Alguns amigos e internautas tem me perguntado, qual o substrato que tenho utilizado nas minhas montagens de aquário, que o principal ser vivente é os camarões!!
Á resposta é simples, como os camarões são sensíveis á qualquer alteração das condições da água do aquário e de fertilização, resolvi usar o substrato Amazônia da Mbreda que é um Substrato fértil e inerte e não representa risco nenhum para os camarões e as plantas agradecem, pois as minhas estão se desenvolvendo muito bem!!
Pessoal á uma falta de literatura no mercado sobre invertebrados e pesquisando no Fórum Shrimpscaping achei algumas revistas eletrônicas, muito interessantes.
Listaremos elas abaixo:
Edição Nº 1
Maio/2010
Conteúdo:
Montagem passo á passo de um aquário para Invertebrados
Nome Comum em Inglês: Blue Pearl Shrimp Nome Comum em Português: Camarão Blue Pearl (Azul Pérola) Nome Científico: Neocaridina cf. zhangjiajiensis var. blue Origem: Ulf Gottschalk, um criador de camarões na Alemanha Tamanho macho/fêmea: 2,5 cm / 3 cm Temperatura da Água: 20 – 30 ºC Parâmetros da Água: pH 6.5 - 7.5 Taxa de reprodução: alta Comportamento: pacífico Dificuldade: Fácil
Introdução
Esta é uma espécie maravilhosa de se manter e sem dúvida possui uma bela coloração. Este não é um camarão de cor azul escura, é de um azul muito mais claro. Algumas pessoas sugeriram que o Camarão Blue Pearl (Azul Pérola) deveria ser chamado de “Camarão Ice Blue” (Azul Gelo) devido a coloração atraente desta espécie.
Origem
O Camarão Blue Pearl é diretamente ligado ao Camarão Snowball (Camarão Bola de Neve). Tanto o Camarão Blue Pearl quanto o Camarão Snowball foram selecionados geneticamente pelo Ulf Gottschalk na Alemanha e derivados do Neocaridina cf. zhangjiajiensis selvagem até atingirem suas respectivas cores. O Camarão Blue Pearl foi reproduzido por um longo período de tempo para vagarosamente expor a coloração azul. Este processo é bem tedioso além de consumir bastante tempo, então devemos apreciar bastante esta espécie assim como o trabalho de seu criador.
Reprodução A reprodução acontece a cada 2 meses, eles carregam os ovos por aproximadamente 3 semanas. O tempo de formação de cada geração é de aproximadamente 3-5 meses, dependendo da temperatura, pois não haverá reprodução se a temperatura for muito baixa. Reproduzir o Camarão Blue Pearl é muito fácil desde que a água do aquário esteja limpa e não em condições inadequadas; se esta espécie estiver feliz e saudável se reproduzirá rapidamente, quase tão rápido quanto o Camarão Red Cherry. O Camarão Blue Pearl requer, virtualmente, exatamente as mesmas condições que o Camarão Red Cherry , Camarão Amarelo, e Camarão Snowball. Por favor lembre-se que o Camarão Blue Pearl não pode ser mantido com nenhum camarão Neocaridina senão eles vão cruzar e criar híbridos.
Lembre-se que todas as mutações de cor (resultantes de cruzamento seletivo) são reproduzidos para manter suas respectivas cores, então se fizer a reprodução entre as variações com os mesmos genes vai de encontro ao propósito até de criar os que já foram selecionados. Por favor leia o artigo "Estes Camarões Irão Cruzar Entre Si?" para maiores detalhes sobre reprodução cruzada e híbridos. Para mais informações sobre o ciclo de reprodução dos camarões de água doce, por favor leia o artigo A reprodução do camarão de água doce no aquário.
Aparência
Alguns dos Camarões Blue Pearl apresentarão pontos vermelhos ao longo do corpo, isto acontece por conta da coloração azul não ter se fixado completamente na nova geração e alguma coloração vermelha oriunda da espécie selvagem ainda existir. Mas pontos vermelhos não significam que o indivíduo é um híbrido. Por favor, dê uma olhada na foto abaixo para ver um exemplo dos pontos vermelhos. Entretanto não se surpreenda sobre como sua coloração é maravilhosa se vista pessoalmente, independente de pontos vermelhos. Como a maioria dos camarões, você tem que ver o Camarão Blue Pearl pessoalmente para verdadeiramente apreciá-lo.
Alimentação
É melhor alimentar uma vez ao dia. Apenas sirva uma quantidade de comida que possa ser consumida pelos camarões em 2-3 horas no máximo. Não é bom alimentar em excesso e deixar comida por muito tempo no aquário, pois a superalimentação é uma conhecida causa de morte e pode causar variação na qualidade da água. Lembre-se que na natureza camarões são catadores, eles irão comer tudo o que encontrarem e não são acostumados a ter comida disponível o tempo todo. Deixar de alimentá-los por um ou dois dias é bom e não prejudicará esta espécie. Algumas vezes eu deixo de alimentá-los por alguns dias para que eles limpem o aquário, ajudando assim na qualidade da água.
Sexagem
Sexar o Camarão Blue Pearl é muito fácil, exatamente como outras espécies de Neocaridina como o Camarão Red Cherry, Camarão Snowball, etc. Os ovos do Camarão Blue Pearl são quase sempre acastanhados/verdes e a sela da mesma cor, típico das espécies Neocaridina. Nas fotos abaixo você pode ver como o macho é menor, possui cor azul menos intensa, e o ventre é uma linha reta sem a forma curva. Fêmeas são muitos mais fáceis de identificar pois são maiores que os machos, tem uma cor azul mais escura, além de ter o ventre curvo.
Parâmetros da água
O Camarão Blue Pearl prefere água levemente alcalina com dureza média-alta, mas são como outros da espécie Neocaridina que são facilmente adaptáveis a várias condições. A temperatura pode variar entre 20°C e 30°C. Tenha certeza que tem oxigênio suficiente dissolvido na água caso a temperatura esteja alta.
O mais importante é a filtragem biológica eficiente, com a manutenção dos parâmetros de amônia sempre zerados
Além disso, não toleram o Cobre. Portanto, evite produtos que possuam esse elemento químico. Por exigirem uma filtragem biológica eficiente, sugerimos o uso de cerâmicas biológicas de qualidade e mídias de filtragem químicas também de boa procedência. Indicamos os produtos da seachem matrix e purigem. Removedores de amônia também são úteis.
Pessoal fiquei sabendo de uma ótima noticia, á Tropical Import trouxe á Ração de sua marca para camarões.
É á Tropical Caridina Nano Sticks ela é um alimento básico com múltiplos ingredientes, em forma de micro bastões que afundam e ajudam na nutrição diária do camarão e outros crustáceos aquáticos, incluindo os marinhos. O uso regular intensifica a coloração e ajuda no processo da muda da carapaça ( Casca ) e auxilia na reprodução. Formula ideal e bem equilibrada, que garante qualidade aos camarões.
Embalagem: Sachê de 10g
Obs: Claro que ao chegar ao mercado irá suprir á deficiência de rações que encontramos hoje para nossos camarões. Eu vou adquirir quando chegar e você??
Pessoal esses vídeos são excelentes, mostram á Benibachi que é uma loja especializada em camarões e está operando na Ásia.
Confiram:
Galera esse é o nível do pessoal lá fora.
Aqui no Brasil estamos desenvolvendo um grupo de criadores, que estão á melhorar á qualidade dos camarões, para assim quem sabe chegarmos ao nível doas Asiáticos.
Caso queiram saber mais sobre esse projeto aqui estão os links:
História dos camarões Red Crystal: Em 1991, O Sr Hisayasu Suzuki mestre de um Sushi Bar no Japão, o Aichi, ele começou a reprodução da espécie “Bee” – “camarão abelha” (Crystal Black – CB), este camarão contém listras pretas. O Sr. Hisayasu Suzuki reparou posteriormente na existência de um único camarão vermelho no seu seu criatório de cerca de um milhão de camarões pretos e ficou fascinado por ele. Este primeiro camarão vermelho morreu três gerações mais tarde, mas Hisayasu Suzuki voltou a descobrir mais três camarões vermelhos na sua coleção de camarões novamente. Depois de muitos ciclos de reprodução seletiva em busca de descendentes mais vermelhos, Hisayasu Suzuki chegou ao verdadeiro camarão vermelho, tendo em 1996 batizado esta nova espécie de Red Crystal. E posteriormente ele exibiu esta mutação ao mundo. Desde então, a espécie Caridina cf cantonensis ‘CR’ tem sido melhorada, não só pelo seu fundador, como também por outros aquariofilistas criadores de camarões pelo mundo afora, tendo-se produzido espécimes com maiores e diversas manchas brancas e com uma coloração avermelhada mais intensa. No seu criatório o Sr. Suzuki ainda trabalha na seleção de espécies mais aprimoradas e encontra camarões que nascem na cor marrom, cor originária dos camarões selvagens, eles são então separados pois são considerados defeituosos por não apresentarem as características dos camarões Red Crystal.
Fotos do Sr. Suzuki em casa onde mantém, seleciona e cria seus camarões:
Fotos: Japan Net
Veja o vídeo do Sr. Suzuki.
Hoje temos melhorias genéticas das espécies e uma grade muito usada.
Alimentação:São onívoros e podem partilhar a mesma dieta que a maioria dos camarões. E muitas vezes necessitam de complementos de alimentação. Esta espécie é também conhecida por ser detritívora, ou seja, come qualquer detrito que encontrem pela frente, podendo também comer, além de ração e algas, animais aquáticos mortos que se encontrem no aquário e inclusive suas cascas. Outra sugestão de alimentação é dar-lhes folhas de espinafre ou cenoura cozida. Estes têm de ser cozidos até ficarem moles, quase a desfazerem-se, e devem ser servidos quando estiverem frios, sendo que as suas sobras devem ser retiradas para não sujar á água. Existem alimentos produzidos no Japão, especialmente indicados para os camarões, sendo estes alimentos de alta qualidade como Mosura, Onimura, Shirakura, Mironekuton e Ocean Nutriton, mas encontramos também no Brasil rações importadas, especificas para eles como é o caso da JBL Novo Prawn e Novo Crabs e Spirulina Importada ou Nacional. Evite dar a mesma ração de peixes para os camarões, esta possui um nível de proteína animal muito grande, que faz com que os camarões troquem de casca muito rapidamente assim diminuindo seu ciclo de vida.
Em aquário, esta espécie de camarão aceita bem comida granulada e folhas de espinafre e cenoura cozidas. Veja o vídeo abaixo:
Diformismo sexual: É difícil de determinar o sexo de um camarão, principalmente quando este se encontra na fase juvenil. Todavia, o macho é um pouco menor do que a fêmea e possui um abdômen côncavo e têm bigodes mais curtos e uma cauda mais fina. A fêmea é maior, possui no abdômen uma espécie de “saia” formada pela carapaça onde serão armazenados os ovos durante a gestação e têm uma cauda mais longa e mais larga.
Comportamento: Esta espécie é pacifica e é bastante ativa. O seu comportamento varia conforme o número de exemplares no aquário. Quando se encontram em grande número, estes se mostram mais confiantes e exploradores, vasculhando vastas áreas do aquário à procura de alimento. Gostam de se manter em grupos e têm hábitos noturnos, porém também podem ficar ativos durante o dia, verificando o fundo do aquário e as plantas com as suas pequenas pinças atrás de alimentos.
Reprodução: Se todos os requisitos ideais para a sua sobrevivência forem cumpridos, esta espécie reproduz-se com certa facilidade, podendo-se reproduzir mensalmente. As fêmeas carregam os seus ovos, e após a eclosão destes, os alevinos desenvolvem-se um pouco mais devagar.
O ciclo de vida desta espécie é de aproximadamente 15 meses e geralmente levam cerca de seis meses a se tornarem adultos fisicamente, não se tendo a certeza se antes de atingirem a fase adulta já se encontrarão aptos para se reproduzirem. Alguns indivíduos que crescem em águas mais quentes, o seu metabolismo acelera e com a idade de 4,5 e 5 meses, e com uma dimensão mínima de aproximadamente 2,2 cm, encontram-se pronto para reproduzir em aquário. O Camarão pode cruzar com a espécie Bee selvagem, mas é altamente recomendado não manter no mesmo aquário a espécie Caridina cf cantonensis ‘CR e CB’ com a Caridina cf cantonensis ‘Tiger’, apesar de pertencerem à mesma espécie, deste modo evita-se perder os apuramentos das raças. Neste momento não é tão necessário se preocupar com a alimentação, já que eles irão se alimentar de micro algas e microrganismos que vivem nas plantas e nos musgos aquáticos e mais tarde irão se alimentar da mesma ração que os adultos. Os camarões recém-nascidos são réplicas em miniatura dos pais e auto suficientes. Vale ressaltar que é importante haver uma boa quantidade de plantas principalmente musgo (variedades “Java, “Christmas”, Round Pelia e etc.) pois os filhotes utilizam-nos para se esconder e também para se alimentar. Os filhotes se tornam sexualmente ativos aproximadamente aos 5 meses (pode variar devido a temperatura, alimentação etc.).
Cuidados com o Red Crystal: Esta espécie é um pouco mais exigente do que a maioria das espécies de camarões. A água do aquário deve ser neutra a ligeiramente ácida. Como acontecem com todas as restantes espécies de camarões, as condições do aquário devem estar bem estabelecidas e os parâmetros devem ser mantidos estáveis. Esta espécie é extremamente sensível aos nitratos (NO3), Nitritos (NO2) e ao amónia (NH4) relativamente a outras espécies, motivo este que se deve ser tomados todos os cuidados para garantir uma água de boa qualidade para a sua conservação e melhoramento genético.
Faixa de pH tolerável
6.5 a 7,2
pH ideal
6.5
GH (dureza geral)
3 a 6 dH
KH (dureza dos carbonatos)
1 a 2 dH
NH3 (amónia)
0 ppm
NO2 (nitritos)
0 ppm
NO3 (nitratos)
< 15 ppm
Faixa de temperatura
20ºC a 27ºC
Temperatura ideal
25ºC
Expectativa de vida
1,5 a 2 anos
Tamanho médio
1 a 1,5 cm
Tamanho na idade adulta
2 a 2,5/3 cm
Período de gestação
30 dias
Tabela 1- dados essênciais para manutenção de um aquário
Outras Informações: As cores do Red Crystal (vermelho com faixas brancas) foram obtidas através de cruzamentos seguidos e consanguíneos para formar linhas puras, o que deixou estes animais geneticamente delicados. Deste modo, esta espécie não é muito resistente e pode vir a morrer caso não sejam observados certos cuidados com eles. Necessitam que a água do aquário esteja sempre limpa e que não contenha qualquer vestígio de amónia ou de nitritos, uma vez que estes compostos causam a sua morte. São extremamente sensíveis a metais pesados, como por exemplo, o cobre, e a produtos químicos. Também não toleram temperaturas altas ou oscilações bruscas, mas por outro lado suportam ligeiramente bem as variações de pH. Esta espécie de camarões é recomenda a pessoas que já possuem certa experiência. Quando bem adaptados, ficam muito coloridos e trocam a sua carapaça com frequência e reproduzem-se bem. Apesar de todos os cuidados necessários não são definitivamente difíceis de manter em aquário, desde que sejam observados todos os detalhes que possam perturbar a sobrevivência desta espécie. O problema mais comum que causa a morte desta espécie é a quantidade e o tipo de substâncias dissolvidas na água, que podem estar relacionados com os diferentes fatores de poluição ou à adição de produtos químicos.
E Finalmente: Se você quer ter camarões em seu aquário, procure ter um aquário só para eles ou um aquário com peixes bem pequenos, pois os camarões em aquários comunitários podem vir á se tornar presas fáceis para peixes maiores ou até mesmo os filhotes que são do tamanho de 2mm á 3mm podem virar refeição.